Publicações:
Retratamento de Canal
O tratamento de canal tem como finalidade a manutenção do elemento dental na cavidade bucal. O procedimento consiste na remoção de todas as estruturas que foram contaminadas dentro dos canais do dente, seguindo da desinfecção e vedação dos mesmos, esses que muitas vezes foram danificados por cáries extensas, traumas ou que apresentem infecções.
Sempre que é realizado um tratamento de canal é necessário que se faça um acompanhamento clínico e radiográfico periódico desse dente, para saber se o tratamento realizado está sob controle, como nos casos em que apresentarem lesão apical, nós precisamos verificar se está havendo a regressão dessa lesão.
Também casos que apresentem dor persistente por muito tempo depois de ter realizado o tratamento de canal, dor ao morder, fístula (sinal que existe infecção no local), inchaço na região do dente ou da face, são alguns sinais de que é preciso passar por uma avaliação com o especialista para diagnosticar se o seu caso será um retratamento de canal.
Alguns dos motivos para que seja realizado o retratamento de canal por exemplo é o não controle da infecção dentro dos canais radiculares, dentes que apresentem complexa anatomia, canal extra que não foi detectado durante o seu tratamento de canal, casos em que o profissional não conseguiu realizar o tratamento até o ápice da raiz (ponta da raiz), baixa imunidade do paciente, microrganismos resistentes ao tratamento, paciente que deixam o dente ficar aberto ou apenas com a restauração provisória por um tempo maior que o recomendado causando a recontaminação desses canais.
Após o especialista realizar a anamnese, avaliação clínica e radiográfica, verifica-se a necessidade de ser realizado um exame de tomografia computadorizada. Com todas essas informações teremos um diagnóstico mais preciso. Saberemos qual é a provável causa do insucesso do tratamento de canal, permitindo ao especialista fazer um plano de tratamento adequado. Alguns casos, após o retratamento de canal, será necessário que seja realizada a complementação cirúrgica que é conhecida como apicectomia, que é a remoção do ápice da raiz (ponta da raiz).
Durante o procedimento de retratamento de canal iremos desfazer algo que foi feito anteriormente, assim o profissional fará a nova abertura do dente, retirando todo o material de obturação dos canais radiculares que foram inseridos durante o primeiro tratamento, corrigir o motivo da causa do insucesso, realizar a descontaminação desses canais radiculares através de substancias químicas e limas e fazer nova obturação dos canais com materiais específicos envolvidos em cimentos obturadores.
O uso de tecnologias como microscópio operatório e ultrassom tornam-se grandes aliados durante o retratamento de canal, agregando mais qualidade tratamento e aumentando o nível de sucesso.
Após esse procedimento o paciente deverá ser encaminhado para a reabilitação de seu elemento dental através da restauração ou coroa (prótese), visando devolver sua função mastigatória e estética na boca.
O cirurgião dentista irá prescrever medicações especificas e orientações para que o seu pós-operatório aconteça de forma tranquila. É de fundamental importância que o paciente faça acompanhamento clínico e radiográfico do elemento dental semestralmente para controle dos sinais e sintomas, verificando se houve a reparação esperada, garantido sua saúde bucal.
Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP
(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com