Publicações:

Bruxismo

O bruxismo caracteriza-se por uma condição involuntária de apertar ou serrar a mandíbula em excesso, podendo ser um hábito diurno ou noturno, sendo esse o mais comum. O bruxismo nem sempre gera sintomas, mas em alguns indivíduos pode ocorrer desgastes dos dentes precocemente, levar a fratura dental e dores orofaciais como cefaleia, dor nos músculos faciais, no ouvido e na articulação têmporo-mandibular (ATM), pode também restringir os movimentos mandibulares, entre outros. O bruxismo acomete crianças e adultos, tanto em homens como em mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com esse transtorno.

O bruxismo não tem uma causa definida, podendo ser multifatorial. Gera uma hiperatividade dos músculos mastigatórios em alguns indivíduos, associado a fatores emocionais como estresse, ansiedade, depressão, por exemplo. Fatores hereditários e má oclusão (má relação entre a maxila e mandíbula, dentes desalinhados) também podem estar associados.

O tratamento é multidisciplinar, baseado em um correto diagnóstico, avaliação clínica e uma anamnese detalhada. É necessário o controle dos quadros emocionais, uso de placa miorrelaxante em acrílico e complementar com a laserterapia com laser de baixa potência. A prescrição de medicamentos como analgésicos, relaxantes musculares ou antiiflamatórios serão utilizadas em fases mais dolorosas (surtos). Também é necessário eliminar hábitos nocivos como roer unha, morder objetos, mascar chicletes.

Mudanças no estilo de vida, como lidar melhor com estresse diário, ansiedade, por exemplo pode aliviar esses sintomas. Se não funcionar deve ser realizado tratamentos psicológicos.

Para a confecção da placa miorrelaxante de bruxismo, é necessário agendar uma consulta para a moldagem dos dentes. Após será agendada uma nova consulta quando a placa estiver pronta para a realização dos ajustes necessários. A placa será encaixada em uma das arcadas dentárias, sendo mais utilizada na arcada superior, com o objetivo de desprogramar o apertamento ou o ranger dos dentes. E assim induzir o relaxamento muscular, proteger os dentes contra desgastes e aliviar as articulações temporomandibulares.

A Laserterapia pode ser um importante aliado pois tem ação analgésica, antiinflamatoria, relaxante muscular, além de melhorar a microcirculação local e auxiliar na reparação das fibras nervosas traumatizadas. Para a aplicação da laserterapia realizamos o exame de palpação nos músculos da região da cabeça, pescoço, localizando os pontos álgicos, também chamados de gatilho. Também será feita a palpação e exame na região articular (ATM), verificando sons, estalidos, desvios abertura e fechamento de boca, amplitude e se sente dor na abertura de boca. Após essa análise será feito um protocolo clínico das sessões de laserterapia para o seu caso.

O intervalo de aplicação da laserterapia deve ser de 72 horas ou até uma semana dependendo da intensidade da sintomatologia. O Laser é mais uma ferramenta que auxilia no tratamento do bruxismo, juntamente com os outros tratamentos para a melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Precisa de Ajuda?

Entre em contato por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo para falar com um dentista especialista

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

10 + 3 =

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP

(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com

Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: AMTEC