Publicações:
Como Cuidar do Seu Implante Dentário
O implante dentário é indicado quando o paciente perdeu seu elemento dental e para solucionar essa perda é inserido no osso tanto na arcada superior quanto na inferior um pino de titânio, ficando abaixo da gengiva fazendo a função da raiz do dente. Sobre esse pino será colocado um dente (prótese). Devolvendo ao paciente a função mastigatória, estética e fonética. Para saber se você pode colocar implantes dentários deve agendar uma consulta com o especialista, pois ele irá avaliar clinicamente sua boca, fará uma anamnese criteriosa e solicitar exames específicos como radiografia e tomografia, assim verificará se o seu osso tem condições de receber o implante dentário.
Se houver condições óssea será agendada a cirurgia para a inserção do pino de titânio. Após aguardaremos o período de osseointegração, que é o fenômeno de união entre o osso e o implante que ocorre entre 3 a 6 meses depois da inserção desse pino. Será avaliado a ausência de mobilidade, ausência de dor, ausência de infecções, entre outros aspectos. Passado esse período será confeccionada a prótese (coroa) sobre esse pino de titânio.
Alguns cuidados você deverá seguir para aumentar a chance de sucesso do seu implante:
1 – Ter uma boa higiene bucal
É recomendado que seja feita após as refeições com o uso de escova dental com cabeça pequena, compacta e macia, fio dental que também pode ser usado com um passa fio, que para alguns casos será um facilitador e escova interdental que faz a limpeza entre os dentes. Assim iremos reduzir a formação de tártaro na região.
2 – Usar enxaguante bucal
Após o uso do fio dental e escovação, pode-se usar um enxaguante bucal sem a presença de álcool, pois o álcool promove o ressecamento da mucosa.
3 – Evite fumar
O cigarro é causador de várias doenças bucais, comprometendo a durabilidade do implante dentário, pois o tabaco danifica as células. Os fumantes tem maior chance de acúmulo de tártaro e aceleração de perda óssea. O cigarro também dificulta a cicatrização do osso, altera seu tecido gengival e o tecido ósseo que circunda o implante.
O tabaco compromete sua imunidade e a defesa do seu organismo. E também está relacionado ao câncer bucal
4 – Evite alimentos muito duros e maus hábitos
Alimentos duros ou muito crocantes e hábitos como abrir garrafas, morder objetos duros podem quebrar os implantes e seus dentes naturais também.
5 – Consulte seu dentista regularmente
As visitas periódicas ao dentista são importantes pois durante a consulta o dentista poderá avaliar a integridade do implante clinicamente e solicitar radiografia para verificar a parte óssea envolvida.
Os implantes necessitam de cuidados como os seus dentes, pois a má higienização e maus hábitos podem levar a perda do implante. Esses cuidados irão evitar uma série de doenças bucais, otimizando a conservação do seu implante dentário.
Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP
(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com