Publicações:

Clareamento dental enfraquece os dentes?

O clareamento dental é um procedimento que tem a capacidade de deixar seus dentes mais branquinhos. Elimina os pigmentos que deixam seus dentes manchados, promovendo uma aparência estética mais desejável, elevando sua autoestima.

Podemos utilizar 3 técnicas:

• A primeira é o clareamento a laser (luz de LED e LASER), que é realizado no consultório pelo profissional, de uma forma rápida e confortável.
• A segunda técnica é o clareamento caseiro no qual o paciente recebe um kit (moldeiras + gel) e sob orientação do profissional irá realizar diariamente em sua casa o clareamento dental.
• E terceira técnica é a combinação do clareamento a laser e o clareamento caseiro.

Mas, existe uma dúvida muito comum entre os pacientes, que é se o clareamento dental pode enfraquecer os dentes? E a resposta é não.

Os estudos demonstram que os princípios ativos dos géis de clareamento não irão modificar estrutura do seu dente. O gel do clareamento em contato com os elementos dentais é ativado em um processo químico onde ocorre a liberação de oxigênio que irá promover a quebra de partículas dos pigmentos que deixam os dentes manchados.

Esses pigmentos são derivados de hábitos alimentares como a ingestão de café, vinho tinto, suco de uva, suco de uva, corantes artificiais, o uso de cigarros entre outros.

A sensibilidade dental pode ocorrer em alguns casos durante e alguns dias após o término do procedimento, devido a ação do gel clareador. Esse problema pode ser minimizado pelo próprio dentista, através de aplicação de laser, de flúor ou creme dental específico para aliviar a sensação. Mas isso não está relacionado ao enfraquecimento dos dentes. Se for durante o clareamento caseiro, podemos alternar os dias de uso.

O gel de clareamento pode provocar a desmineralização do dente, porém os fatores protetores da saliva irão promover a remineralização dos elementos dentais, restabelecendo o equilíbrio mineral durante e após o procedimento de clareamento dental. Assim é preciso que seu dentista avalie e escolha um gel com concentração adequada para você.

Além disso, os géis clareadores dentais não são abrasivos, ou seja, não irão desgastar seus dentes, diferente dos cremes dentais clareadores ou receitas caseiras que prometem clareamento, mas irão remover as manchas superficiais por abrasão, provocando desgastes e ranhuras no seu esmalte dental, causando um dano permanente em seu dente.

Segundo estudos, o clareamento dental pode durar de 2 a 3 anos, podendo variar de acordo com os hábitos do paciente como higiene, alimentos e cigarros.

O clareamento dental é contraindicado em mulheres grávidas, lactantes, jovens menores de 15 anos, pacientes com problemas periodontais.

Todo clareamento deve ser feito sob orientação e supervisão. Se você quer fazer um clareamento dental, procure um dentista, que irá indicar o tipo de clareamento, o gel mais indicado e o tempo de tratamento. Seu clareamento será realizado de forma simples, segura e sem prejuízo para sua estrutura dental.

Conclusão, dentes branquinhos trazem de volta a confiança e sua vontade se sair sorrindo por aí!

Precisa de Ajuda?

Entre em contato por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo para falar com um dentista especialista

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

13 + 1 =

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP

(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com

Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: AMTEC