Publicações:
Como Funciona o Clareamento Dental?
COMO FUNCIONA O CLAREAMENTO DENTAL?
O clareamento dental tornou-se um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológico nos últimos anos, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética dental, elevar sua autoestima e ganhar mais confiança em seu meio social. Dentes brancos são sinônimo de saúde, beleza e sucesso. Porém o procedimento ainda gera muitas dúvidas aos pacientes. Primeiramente o paciente deve agendar uma consulta para avaliação clínica e radiográfica com o cirurgião dentista e verificar a correta indicação para o clareamento dental.
Deve ser evitado em pacientes gestantes, lactantes ou pessoas com idade inferior a 15 à 16 anos. Deve ser realizado procedimentos prévios ao clareamento dental, como eliminação de cáries, troca de restaurações que apresentarem infiltrações, remoção de tártaro e tratamento de gengivite, verificar se há presença de retração gengival, entre outros procedimentos se necessário. O clareamento só deve ser realizado quando todos os problemas bucais estiverem solucionados.
Tipos de clareamentos sob supervisão do cirurgião dentista:
Existe o clareamento caseiro no qual o paciente recebe um kit (moldeiras feita sob medida + gel clareador) e sob a orientação do cirurgião dentista irá realizar diariamente o seu clareamento dental pelo tempo e dias recomendados, geralmente a duração é de 3 a 4 semanas.
Temos também o clareamento a laser que é realizado no consultório em 2 ou 3 sessões de forma mais rápida e confortável ao paciente. Nesse caso a luz de LED acelera a reação dos pigmentos dentais enquanto a luz de LASER promove ação anti-inflamatória, anulando ou reduzindo os riscos de sensibilidade dental. A utilização dessas luzes tornam o processo de clareamento mais rápido. Em casos em que os elementos dentais são mais resistentes ao clareamento podemos realizar a associação dessas duas técnicas para se obter um resultado mais eficaz.
Como age os clareadores dentais?
O gel de peróxido de carbamida ou de peróxido de hidrogênio em contato com os elementos dentais é ativado por um processo químico onde acontece a liberação de oxigênio, que promove a quebra de partículas de pigmentos no interior da estrutura dental que deixam os dentes manchados. Esses pigmentos que geralmente mancham os dentes são devido a hábitos alimentares como ingestão de café, vinho tinto, suco de uva, corantes artificiais por exemplo e uso de cigarro (alcatrão).
Existem alguns tipos de manchas que não apresentam resultados muito satisfatórios com o clareamento dental que são causadas por tetraciclina (antibiótico), fluorose dental, dente escurecido por tratamento endodôntico (tratamento de canal).
O clareamento dental é um procedimento seguro, rápido e pouco invasivo. Não altera a estrutura dental e nem torna seus dentes mais frágeis. Mas é extrema importância que seja realizado uma anamnese, exame clínico e radiográfico detalhado, reduzindo assim os riscos de sensibilidade dental. Se houver sensibilidade o cirurgião dentista irá lhe recomendar produtos específicos para o controle dessa sensibilidade.
Quanto a durabilidade, ela é variável, dependendo muito dos hábitos dos pacientes. Porém em média é em torno de 2 anos.
Renove seu sorriso de forma simples e segura. Você irá se sentir mais apresentável e com vontade se sorrir novamente.
Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP
(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com