Publicações:

Como ocorrem as infecções dentárias?

Cárie em estágio inicial.

Infecções dentárias geralmente ocorrem por dentes quebrados, traumatismos ou cáries que quando negligenciadas se tornam grandes.

Uma cárie avançada, destrói o esmalte do dente, dentina, chegando a polpa dental, mais conhecido como canal do dente. A partir desse momento ocorre uma contaminação bacteriana no espaço que anteriormente era ocupada pelo tecido da polpa dental. Nesse momento inicial começa a ocorrer a inflamação do tecido da polpa.

Com a evolução desse processo, acontece a mortificação desse tecido, levando a necrose pulpar e assim instala-se o processo infeccioso dentro do dente, espalhando-se e chegando a ponta da raiz gerando a chamada periodontite apical, como uma resposta do nosso organismo à essa agressão bacteriana, um “exército” de células de defesa do lado de fora da raiz está impedido que a infecção se dissemine para outros órgãos e tecidos.

Quando essas bactérias de dentro do canal conseguem ultrapassar a raiz e chega em outros tecidos, ganham essa “batalha”, sendo instalado o abcesso periodontal, onde teremos formação de pus e fístula.

Os sinais e sintomas do abcesso podem ser:

  • De uma forma silenciosa onde não apresenta sintomatologia dolorosa.
  • Dor moderada ou dor intensa, latejante.
  • Apresenta inchaço na gengiva ou no rosto.
  • Dor ao morder ou mastigar.
  • Mobilidade dental.
  • Febre.
  • Linfonodos no pescoço em baixo da mandíbula sensíveis ou inchados.
  • Gosto ruim na boca, devido rompimento do abcesso.

A cárie progrediu e invadiu a polpa dental, e finalmente gerou um abcesso.

O paciente deve procurar imediatamente ajuda profissional, que irá realizar uma avaliação clínica e radiográfica, a fim de chegar em um diagnóstico e realizar o tratamento adequado para o momento.

Diante de eliminar o processo infeccioso do seu dente, o dentista deverá realizar a extração do elemento dental se não for possível mantê-lo mais na boca ou realizar o tratamento de canal, esse tem como finalidade a manutenção do elemento dental na cavidade bucal, que foram danificados por cáries extensas, traumas ou que apresentem infecções. O procedimento consiste na remoção de todas as estruturas que foram contaminadas dentro dos canais do dente, seguindo da desinfecção e vedação dos mesmos.

Devem ser ministrados em fase de abcesso, os antibióticos para retardar ou diminuir a infecção do local. Visto que existem bactérias fora do canal do dente e essa é uma região muito vascularizada, assim o antibiótico torna-se de grande valia.

Outro procedimento também pode auxiliar a abreviar o quadro infeccioso, que é a drenagem do abcesso, onde faz-se a remoção do pus do local.
As infecções dentárias além de serem muitas vezes dolorosas, quando não tratadas poderá entrar na corrente sanguínea e se disseminar pelo corpo todo, podendo causar problemas como a endocardite bacteriana, por exemplo.

Realize consultas periódicas com seu dentista, mantenha uma higienização bucal correta. Lembre-se prevenção é o melhor remédio!

Precisa de Ajuda?

Entre em contato por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo para falar com um dentista especialista

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

6 + 15 =

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP

(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com

Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: AMTEC