Publicações:
Cuidados pós-operatórios de extração dentária
As cirurgias orais estão relacionadas com as extrações dos elementos dentais, incluindo a extrações de sisos (terceiros molares superiores e inferiores), raízes ou partes delas (apicectomia), entre outros procedimentos operatórios. Normalmente são motivadas por cáries extensas, fraturas, trincas dos elementos dentais.
Seguir alguns cuidados são fundamentais para evitar complicações e para que a sua recuperação seja o mais breve possível. As recomendações são:
- O repouso é indispensável, nas primeiras 24 horas para evitar o sangramento excessivo. Ao dormir deixe a cabeça mais elevada, isso ajuda a circulação do sangue.
- Não faça bochechos e movimentos de sucção nos primeiros dias, para evitar a remoção do coágulo ou deslocamento de enxertos.
- Fazer compressa com gelo nas primeiras 24 horas diminui o inchaço e hematomas na região, pois a aplicação do gelo provoca a contração dos vasos sanguíneos que estão dilatados devido o processo inflamatório provocado pelo procedimento cirúrgico. Faça compressas geladas próxima a região operada. Não coloque o gelo diretamente na pele. Use uma toalhinha.
- Não fique exposto ao calor do sol, forno/fogão e tomar banho muito quente, pois pode provocar sangramento.
- Não faça esforço físico. Evite academia por no mínimo 5 dias, para evitar sangramento, dores fortes e não atrapalhar o processo de cicatrização.
- Nas primeiras 24 horas, é preciso evitar alimentos quentes, pois pode provocar sangramento excessivo. A consistência deve ser líquida ou pastosa. Alimentos gelados como sorvete de massa, sucos, vitaminas, iogurtes, açaí são os mais recomendados. Após 24hs já é permitido alimentos em temperatura ambiente. No terceiro dia é permitido alimentos pastosos como sopas e legumes bem cozidos para amassa-los. No quarto dia a alimentação é normal com certos cuidados até a remoção dos pontos.
- Não ingerir bebidas alcoólicas até o término dos medicamentos.
- Não fumar, o tabaco aumenta o risco de infecções após a cirurgia e retarda a cicatrização da região operada. Fumar só após remover a sutura (em média 8 dias após a cirurgia).
- A higienização bucal deve ser feita com escovas de cerdas macias com pouco creme dental e fio dental. O acúmulo de alimentos no local pode causar mau cheiro. Utilize um cotonete com água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para fazer a remoção de restos de alimentos se for necessário no local operado.
- É normal a sensação de gosto de sangue com saliva na boca e um pequeno sangramento na primeira noite, podendo inclusive manchar a roupa de cama.
- Em caso de sangramento excessivo e contínuo, morder a região operada com gaze estéril.
- A prescrição medicamentosa e os horários das medicações devem ser rigorosamente respeitados. Em caso de dor muito forte ou febre entre em contato com o seu cirurgião dentista.
- O uso da Laserterapia também trará benefícios após o procedimento cirúrgico pois irá auxiliar na redução da dor, inchaço e irá acelerar a cicatrização óssea e do tecido gengival.
- Não deixe de comparecer à consulta de retorno para remoção dos pontos (em torno de 8 dias) e avalição da cicatrização da região da extração.
Perdi meu dente e agora?
A perda de um elemento dental afeta a nossa saúde, a eficácia mastigatória, a função fonética (fala), causa problemas na ATM (articulação temporomandibular), problemas estéticos e de baixa autoestima.
O implante dentário é considerada a solução mais satisfatória para as pessoas que não tem um ou mais dentes. O implante consiste na colocação de um pino de titânio dentro do osso onde o dente foi perdido, que terá a função da raiz. Após a osseointegração desse pino de titânio o paciente fará a colocação de uma prótese sobre esse implante. Devolvendo a função mastigatória e estética. Elevando sua autoestima e confiança do paciente.
Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP
(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com