Publicações:

O que é a Cárie?

Estágios de formação e proliferação da cárie.

A cárie é um problema de saúde bucal muito comum entre as pessoas, causados por bactérias (streptococcus mutans) da placa bacteriana, e se não tratadas, podem gerar muitas consequências na sua boca. Pessoas de todas as idades podem sofrer com essa doença. Mas pode ser evitada se seguir algumas recomendações.

COMO ELA ACONTECE?
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando 4 fatores estão interligados: dentes, bactérias, resíduos alimentares e o tempo para que o alimento sofra fermentação.

As bactérias presentes na boca transformam os alimentos, principalmente açúcar e amido em ácidos, que serão responsáveis pela saída de minerais dos dentes. Esses ácidos em contato com a superfície abrem brechas microscópicas onde as bactérias se infiltram e vão atacar as substâncias orgânicas que formam a dentina.

Caso não sejam tratadas, podem afetar a parte mais interna dos dentes (canal), podendo evoluir para o caso de abcesso dentário ou até mesmo causa a perda do dente.


O QUE É A PLACA BACTERIANA?

A placa bacteriana é uma espécie de película composta por bactérias vivas e de resíduos alimentares, que se depositam sobre e/ou entre os dentes. Ela é cariogênica quando bactérias capazes de causar a doença cárie estão presentes em sua composição.


O QUE CAUSA O PROBLEMA?

Diversos fatores podem influenciar no surgimento da cárie. Os alimentos mais fáceis de ficarem presos aos dentes por um longo período de tempo, como doces, bolachas, salgadinhos, bolos por exemplo tem mais chance de causar cárie do que aqueles que são mais facilmente dissolvidos pela saliva. Aqueles alimentos que apresentam açúcar em sua composição são mais cariogênicos, como por exemplo balas, chicletes, refrigerantes, entre outros.

Todos os alimentos podem ser consumidos porém de racional, isto é, junto as principais refeições, seguindo-se a escovação. A frequência com que se come o açúcar, farináceos é muito importante: quando você ingere açúcar ou os farináceos, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtos de cárie.

O açúcar também pode estar presente em medicamentos, líquidos, xarope, portanto após ingeri-los escove os dentes.
Mas também existem alimentos como queijo e leite que são considerados protetores dos dentes, por apresentarem alto conteúdo de cálcio e fosfato, que protegem contra a desmineralização do dente.

A diminuição do fluxo salivar também é um fator que pode contribuir para o aumento do risco de cárie. Essa diminuição pode ocorrer devido alguns fármacos, radioterapia, doenças sistêmicas que causam disfunção das glândulas salivares.


COMO SABER SE TENHO CÁRIE?

Você pode fazer um auto exame, a identificação algumas vezes pode ser feita através de visão direta dos dentes, em um local bem iluminado e com um espelho. Logo após a escovação para a remoção da placa bacteriana.

Procurar alteração de cor, manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras) e entre os dentes (com ajuda do fio dental).

Procure um dentista imediatamente para uma avaliação e tratamento das cáries. Seu dentista deverá examinar clinicamente seus dentes e solicitar uma radiografia, para saber se existe cárie dentre os dentes. Essa visita ao profissional deve ser periódica.


COMO POSSO PREVINIR OU COMBATER ESSA DOENÇA?

Deve-se controlar os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões cariosas. Evitar ingestão de alimentos açucarados fora dos horários das refeições e limpar os dentes de forma adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor.

O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a desmineralização, isto é, a saída de minerais dos dentes e favorece a remineralização, que é a entrada de minerais, em pequenas lesões de cárie, antes que elas se tornem cavidades.

A higienização dos dentes deve ocorrer sempre após as principais refeições e antes de dormir. E visitar regularmente seu dentista para controle de sua saúde bucal. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.

Precisa de Ajuda?

Entre em contato por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo para falar com um dentista especialista

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

6 + 7 =

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP

(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com

Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: AMTEC