Outros Tratamentos Dentários
Laserterapia
É um tratamento realizado com laser de baixa potência que emite diferentes tipos de ondas, cuja energia é absorvida pelas células doentes do corpo, aumentando a circulação local, promovendo cicatrização, ação anti-inflamatória, analgesia no local da aplicação e efeito antiedema.
A laserterapia pode também ajudar no tratamento da herpes (onde diminui o tempo de duração da lesão), mucosites (que acomete pacientes submetidos às terapias oncológicas), aftas, parestesia (que está ligado ao esmagamento, rompimento ou anestesia direto no nervo), paralisia facial, sensibilidade dos dentes, dor na ATM, entre outros.
Como funciona o tratamento?
A aplicação é rápida, indolor e não apresenta efeitos colaterais quando realizados corretamente. O número de sessões varia de conforme a necessidade do paciente.
O laser terapêutico tem variadas aplicações como seu uso isolado ou como coadjuvante de tratamentos convencionais. Deve ser realizado por um profissional especializado e capacitado, com habilitação para laserterapia que irá estabelecer um protocolo adequado de aplicação para cada caso. Não há contraindicação para o tratamento da laserterapia.
Alguns tratamentos com laser:
- Pós-operatórios: acelera a cicatrização, reduz o inchaço e dor.
- Implantes: acelera processo de reparação, cicatrização, osseointegração, reduz a dor pós-operatória e aumenta a microcirculação local.
- Ortodontia: efeito bioestimulatório, acelerando a movimentação ortodôntica, reduz a dor pós ativação do aparelho.
- Endodontia: reduz dor pós-operatória, reduz inchaço, redução de microrganismos no interior dos canais radiculares, ação anti-inflamatória.
- Clareamento: reduz a sensibilidade.
- Descontaminação (PDT): nos tratamentos periodontais (gengiva / osso), e tratamento endodôntico (canais).
Cirurgia Oral
É a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas relacionados as extrações dos elementos dentais, incluindo as extrações dos dentes dos sisos (terceiros molares superiores e inferiores), raiz ou parte delas (apicectomia), entre outros.
Diversas são as causas para as perdas dentárias como as doenças periodontais (grandes perda ósseas), cáries muito extensas que comprometam a raiz do dente, fraturas radiculares.
Sempre que há perda do elemento dental, esse deve ser reposto através de uma prótese ou mesmo implante, pois assim evitaremos problemas mastigatórios, má oclusão, comprometimento estético e problemas articulares na ATM.
Prevenção e Profilaxia
A melhor forma de cuidar dos seus dentes é através da PREVENÇÃO, identificando fatores de risco e garantindo a saúde dos seus dentes. Em nossa clínica oferecemos aos nossos pacientes um diagnóstico complementar com auxílio de câmera intraoral durante a avaliação clínica. Também será solicitado radiográfias intraorais, para assim detectar problemas bucais em fase inicial, evitando problemas mais sérios, como tratamentos de longa duração, dolorosos e caros.
A PROFILAXIA elimina a placa bacteriana e manchas mais difíceis de serem removidas. Garante a remoção de resíduos e placas formada por limitações da limpeza caseira. O objetivo é manter sua boca saudável e evitar risco de problemas gengivais e cáries.
Na LIMPEZA (raspagem) será realizada a remoção dos cálculos dentais, também conhecidos como tártaros, que é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes, prevenindo ou identificando problemas como perdas ósseas. Quando ocorrer a perda óssea o paciente deverá ser encaminhado para um tratamento com especialista que é o periodontista.
A frequência desses procedimentos varia dependendo de cada caso. Porém o mais recomendado é que seja feita de seis em seis meses.
A saúde dos seus dentes depende de uma boa higiene oral, de bons hábitos alimentares e de visitas regulares ao dentista.
Dentística Restauradora
É a especialidade que atua na restauração dental, devolvendo a estética, função e anatomia dos dentes. O cirurgião dentista irá reparar dentes que foram danificados por cárie, fraturas ou manchas.
Quando indicadas, as resinas compostas restauram seus dentes de forma conservadora, pois se aderem ao dente através de um sistema adesivo, assim o profissional não precisa desgastar tecido dentário sadio, só irá remover parte do dente que foi acometido pela cárie ou restaurações antigas.
Dentes que já possuam restaurações, algumas vezes necessitam que sejam feitas trocas como restaurações de amálgama por restaurações em resina composta, restaurações que apresentam infiltrações, as resinas se apresentam de cor diferente do próprio dente do paciente ou até quando apresentam-se manchadas.
A DENTÍSTICA RESTAURADORA devolve ao paciente um sorriso harmônico associado a funcionalidade oral.
Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP
(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com