Publicações:

Posso realizar tratamento de canal durante gravidez?

Ainda existe nos dias de hoje a crença popular sem comprovação científica, que não se pode realizar tratamento de canal durante a gravidez, tanto por parte das mães quanto dos profissionais que não se sente seguros ao atendê-las. Isso é um MITO.

As gestantes são pacientes que precisam de cuidados especiais. A melhor época para realização de procedimentos odontológicos nas gestantes, é durante o segundo trimestre da gravidez, pois a organogênese está completa e o feto já está desenvolvido. Porém existem casos de urgências que não podem ser adiados, como dor, processos infecciosos, inflamação da polpa do dente, traumatismos, abcessos, entre outros.

Os atendimentos de urgência podem e devem ser realizados em qualquer período da gravidez. Pois a dor e a ansiedade gerada é mais prejudicial a mãe e ao bebê, do que o próprio tratamento odontológico. A paciente pode ficar tranquila pois o atendimento é viável e aconselhável.

É de muita importância que o cirurgião dentista tenha cuidados especiais para garantir o melhor resultado proporcionando conforto e segurança para a mãe e o feto.

Os profissionais devem tomar precauções como:

  • evitar posição horizontal da mãe na cadeira odontológica, devido ao risco de pressionar a veia cava inferior podendo ocasionar queda de pressão arterial na paciente.
  • os anestésicos locais apresentam segurança de uso durante todo período de gestação. O mais empregado é a Lidocaína e a presença de vasoconstritor não apresenta contra-indicações, pois promove o aumento da concentração local, prolonga o efeito do fármaco e tem ação hemostática. Atentando-se sempre para a técnica ideal e quantidade da droga injetada. E deve ser aplicado de forma lenta.
  • a tomada radiográfica é um exame complementar muito importante para o diagnóstico. Deve ser realizado com o uso do avental plumbífero (avental de chumbo), para proteção da mãe e bebê. A radiação emitida para uma radiografia periapical é muito inferior aquela que pode causas danos ao bebê.
  • evitar prescrição de fármacos que apresentem efeitos colaterais. O paracetamol é o analgésico de primeira escolha, podendo ser usado com segurança para dores leves e moderadas.
  • contato com o médico da gestante para acompanhamento, é importante e mais seguro.

O alívio da dor é muito mais benéfico para a mãe e o bebê. O estresse causado pela dor pode afetar a qualidade de vida de ambos.  Procure o cirurgião dentista, não há motivos para adiar o tratamento de canal.

Precisa de Ajuda?

Entre em contato por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo para falar com um dentista especialista

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

14 + 1 =

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP

(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com

Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: AMTEC