Prótese Dentária
A prótese dentária é a especialidade que visa recuperar a função mastigatória, estética e fonética em consequência de elementos dentais perdidos ou com ausência total dos mesmos. A perda dos dentes é um problema bastante comum causando desajustes funcionais e baixa autoestima ao paciente.
Índice
- Prótese Total
- Prótese parcial removível
- Prótese fixa
- Coroas unitárias
- A prótese é produzida em qual material?
São basicamente quatro tipos de próteses: prótese total, prótese parcial removível, prótese fixa e coroas unitárias.
Prótese Total
Popularmente conhecidas como “dentaduras” elas substituem TODOS os dentes que foram perdidos através de uma prótese acrílica, tanto na arcada superior quanto na arcada inferior. Utiliza-se materiais que reproduzem aspectos naturais da boca. Serão necessárias consultas para moldagens, provas e ajustes durante a confecção. A vantagens é que podem ser removidas para a higienização.
Prótese parcial removível
É utilizada quando o paciente teve a perda de alguns dentes, conhecida também como “ponte móvel”. Serão utilizados como apoio os dentes naturais e a gengiva. É preciso levar em consideração o estado de saúde dos dentes restantes na boca, pois serão eles que irão ser o suporte dessa prótese na boca. Em alguns casos podem ser indicadas como prótese provisória para pacientes que encontram-se realizando tratamento de implantes dentários. Também podem ser removidas para realização da higienização bucal.
Prótese fixa
A prótese fixa tem a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos. Essas próteses serão fixadas sobre os dentes ou implantes reabilitando o paciente. Os dentes que serão suportes (pilares), necessitam de tratamento de canal e um preparo para que essas próteses sejam encaixadas, após é feito um molde que será usado para a confecção dessas coroas, utilizando o material escolhido pelo paciente.
A durabilidade depende dos cuidados de higiene, consultas periódicas ao dentista para análise clínica e radiográfica e os hábitos de cada paciente.
Coroas unitárias
As coroas unitárias são indicadas para reparar totalmente ou parcialmente a coroa do dente que foi danificada, com o objetivo de dar maior resistência ao que restou do elemento dental como no caso de dentes enfraquecidos por fraturas, substituir restaurações extensas, cobrir dentes que tenham sido realizado tratamento de canal e também devolver a função estética e mastigatória do paciente.
O paciente deverá passar por uma minuciosa avaliação clínica e radiográfica verificando a condição do elemento dental.
O dentista irá fazer o preparo desse dente que irá receber a prótese, em seguida a moldagem para confecção da coroa de acordo com o material escolhido pelo paciente e em outra consulta será realizada a cimentação da prótese.
Podem ser utilizados diversos materiais como coroas em porcelana ou cerâmicos (Emax), cerômeros, metalocerâmicos, ligas metálicas, coroas em zircônia.
Cuidados com higiene e visitas periódicas ao dentista são fundamentais para aumentar a durabilidade das coroas.
As próteses irão trazer muitos benefícios em sua vida, como uma mastigação satisfatória, melhora em sua fala, dentes alinhados e sua autoestima elevada.
Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP
(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com