Publicações:
Quando trocar as escovas de dente e qual comprar?
Manter a higiene bucal é uma importante forma de prevenção de doenças, por isso é imprescindível que façamos a correta limpeza nos dentes e a troca das escovas de dente. Nós traremos algumas dicas para ajudar você cuidar do seu sorriso.
Quando trocar as escovas dentes?
Recomenda-se que a troca da escova de dentes deve ser feita no máximo a cada 2 meses de uso ou assim que as cerdas começarem a ficar desalinhadas. Se as cerdas começam a abrir a escovação perde qualidade, prejudicando o processo de remoção da placa bacteriana. A função da escova de dentes é desorganizar a placa bacteriana que se encontra aderida na superfície dental. Quando ocorre uma ineficiência nessa remoção da placa bacteriana, começa a ser desencadeado muitos problemas bucais, como as lesões de cárie que se não tratadas podem evoluir para problemas de canal no dente ou levar até a perda do elemento dental. Também pode gerar problemas gengivais como sangramento, levando a doenças como gengivite e periodontite.
Não há necessidade de usar força durante a escovação, o mais importante é a frequência com que essa higienização será realizada. A escovação deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia, após o café da manhã, após o almoço e antes de dormir. O tempo mínimo para a escovação seria em torno de 2 minutos. Lembrando que o uso de fio dental é de grande importância, pois é ele que irá fazer a limpeza entre seus dentes. A higienização bucal também pode ser complementada com uso do enxaguante bucal sem álcool, mas ele deve ser prescrito pelo seu dentista caso seja necessário.
Qual escova comprar?
As escovas de dentes devem ser compradas são as de cerdas extra macias ou macias, que irão limpar os dentes suavemente e massagear a gengiva e assim evitar desgastes no esmalte dentários, retrações gengivais que deixam as raízes expostas e sensíveis a dor. As escovas com cerdas médias ou duras devem ser reservadas para a higienização de próteses.
Comprar escovas de cabeça pequena, número 30 à 35, pois permite um alcance maior por todos os espaços da boca, escovando um grupo de 2 a 3 dentes por vez.
Como higienizar as escovas de dentes?
Em tempos de pandemia os cuidados com as escovas de dentes devem ser redobrados, pois elas acumulam muitos fungos, vírus e bactérias. Se você está com covid-19 ou já teve é muito importante que se troque a escova de dentes para evitar a reinfecção.
Para evitar a transmissão da doença pode-se higienizar a escova com uso de água oxigenada 0,5%, álcool 70% ou enxaguante bucal. Borrifando ou deixando por 1 minuto mergulhada em um desses produtos e após lavar em água corrente. Guarde em um copo ou um recipiente com as cerdas voltadas para cima separadas das escovas dos outros membros da família. Não esqueça de higienizar a língua e próteses removíveis se houver. Essas recomendações devem ser seguidas para as pessoas que apresentem sintomas de gripe, resfriados e dor de garganta.
Uma boa higienização bucal é a melhor forma manter dentes e gengivas limpos e saudáveis. Além disso terá um hálito mais agradável e um sorriso mais bonito todos os dias!
Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP
(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com