Publicações:

Tratamento de Canal com Microscópio

TRATAMENTO DE CANAL COM MICROSCÓPIO

Endodontia (tratamento de canal) trata doenças relacionadas a polpa do dente (estrutura interna), através do tratamento de canal, salvando e mantendo seu dente na boca, devolvendo sua função e estética.

É indicado que seja realizado o tratamento de canal nos casos onde essa polpa encontra-se inflamada, infeccionada, onde ocorreu fratura ou traumatismos dentários.

Os sinais e sintomas para saber se seu dente necessita de tratamento de canal são muitos, levando a necessidade de avaliação de um especialista em endodontia, que fará uma avaliação clínica e radiográfica para chegar a um diagnóstico e propor um plano de tratamento adequado. Em muitos casos o especialista deverá solicitar uma tomografia computadorizada para auxiliar nesse diagnóstico. As principais queixas são dores com estímulos quente e frio, dores espontâneas ou estimuladas, dores ao morder sobre o elemento dentário, aumento de volume (edema) na região da gengiva do dente em questão ou até mesmo inchaço na face, dores que não melhoram nem com uso de medicações. Casos onde já foi realizado tratamento de canal anteriormente, algumas vezes necessitam ser retratados, pois apresentam falhas em alguma etapa do tratamento anterior ou dificuldades anatômicas do elemento dentário.

POR QUE PRECISO FAZER TRATAMENTO DE CANAL COM MICROSCÓPIO?

Microscópio para Tratamento de CanalO microscópio operatório é utilizado como uma tecnologia auxiliar no tratamento de canal, promovendo mais precisão aos procedimentos, pois a magnificação (aumento do campo visual) e a melhora na iluminação nos permite enxergar áreas impossíveis de serem vistas ao olho nu. Como trabalhamos em áreas muito pequenas, a utilização do microscópio operatório aliado ao conhecimento técnico, científico e habilidade do profissional nos traz mais qualidade aos tratamentos.

É de extrema importância o uso do microscópio para realização de tratamentos mais complexos, como nos casos de:
canais calcificados ou atresiados, o uso do microscópio e ultrassom nos possibilita chegar a conclusão na maioria desses casos.
– identificar e vedar perfurações radiculares.
– limpeza de áreas antes não visualizadas ao olho nu, com o uso do microscópio a limpeza do sistema de canais radiculares torna-se mais efetiva.
visualizar e tratar canais extras, pois existe dentes que contém mais canais que o normal, esses geralmente são bem finos e de difícil visualização.
– auxiliar no diagnósticos de trincas e fraturas na raiz do dente.
– melhorar significativamente os casos de retratamento de canal, auxiliando na remoção do material obturador anteriormente colocado no canal e na limpeza dos mesmos.
– remoção de pinos intraradiculares metálicos ou de fibra de vidro.
– localização e remoção de limas fraturadas.
– canais que apresentem variações anatômicas, como curvaturas acentuadas por exemplo.

Os tratamentos de canal realizado dentro dos protocolos técnicos e biológicos com auxílios das tecnologias, tem alto índice de sucesso. Os insucessos normalmente estão relacionados as dificuldades anatômicas dos canais, virulência das bactérias e a resistência do organismo.

Procure um especialista para realizar diagnóstico, sanar suas dúvidas e realizar o tratamento de canal. Um dente com problema de canal não tratado pode gerar dor persistente, edema na face, febre infecção que pode se estender para outras áreas do corpo gerando infecções graves como a Angina de Ludwing que produz um inchaço chegando a bloquear as vias respiratórias. Nesses casos devemos procurar ajuda com urgência. O dente é um órgão que faz parte do seu organismo que encontra-se interligado com todo o seu corpo.

Hoje com a evolução dos conhecimentos dos profissionais e de tecnologias como o microscópio operatório, verifica-se uma significativa melhora na qualidade dos tratamentos e torna os procedimentos mais seguros.

Precisa de Ajuda?

Entre em contato por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo para falar com um dentista especialista

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

2 + 7 =

Clique e Fale Conosco por WhatsApp

Responsável Técnico: Dr. José Eduardo C. de S. Aranha - CRO: 15.149
Rua Salomão Dana, 65 - Vila Buenos Aires (Penha) - Cep.: 03624-050 - São Paulo/SP

(11) 2957-5324 / (11) 2685-2746 / (11) 94268-2368 / dentechic@gmail.com

Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: AMTEC